quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Arma de choque, conhecida como “Taser”, para conter dependentes de crack? Nada mais insano!


 


 
No “Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras drogas” está prevista a distribuição de armas de choque, conhecidas como “taser”, para conter dependentes de crack.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) é a responsável pela orientação para a utilização da “taser”. O Rio de Janeiro é um dos 12 estados da Federação que já estão incluídos no programa e receberão 250 unidades para serem utilizadas por seus policiais (Folha.com - http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1185334-policia-usara-arma-de-choque-contra-viciados-em-crack.shtml).

 
Nada mais insano!

 
É do conhecimento público e científico que as condições gerais de um dependente de crack é sempre muito precária do ponto de vista de sua saúde. Tremendo engano é achar que a arma “taser” seja algo inofensivo e que poderá ser útil para conter um dependente de crack. Esse tipo de paciente, o dependente de crack, já apresenta uma sobrecarga no organismo, é sempre alguém muito debilitado e o choque que a “taser” provoca poderá facilmente acarretar um ataque cardíaco letal ao dependente.

 
Enquanto países democráticos e desenvolvidos criam “salas especiais” para atrair dependentes químicos e a partir de então estabelecem laços de confiança que permita encaminha-los ao tratamento mais adequado, o Brasil, lamentavelmente, prefere a contra mão das Leis, instituindo a pena de morte para esses enfermos como se estivéssemos num regime de exceção! Gasta-se errônea e desnecessariamente o dinheiro público. Que barbárie!

 
Conter é diferente de acolher. Conter nos remete à repressão, conter é reprimir, um ato executado de qualquer maneira independente do resultado, das condições do paciente, pior, nesse caso, porque é do domínio público a situação geral de precariedade do dependente de crack. Nessas condições, portanto, os policiais que usarem “taser” não poderão alegar desconhecimento de que poderia provocar o resultado letal, portanto, responsável dolosamente pelo resultado advindo da contenção equivocada!

 
Por outro lado, acolher nos remete a compromisso. Sim! Compromisso com o próximo, com alguém que não se encontra, no momento em que sofre a agressão, em pleno domínio de sua integridade física mental e psicoemocional. Acolher quer dizer receber incondicionalmente, para posteriormente destinar ao tratamento mais adequado.

 
Ninguém está interessado se o Estado irá arcar, obviamente, com a indenização pela vida perdida, porque o que estamos presenciando no Brasil é uma perversa inversão de valores. O Poder Público que é responsável em preservar as vidas, equivocadamente, dá ordens e libera armamento capaz de tirar vidas, e pior, dos menos favorecidos.

 
Um exemplo recente de um caso fatal da utilização desse tipo de armamento foi o do estudante brasileiro Roberto Laudísio Curti, perseguido por policiais na Austrália e morto após receber disparos de armas de choque. Segundo os investigadores, Curti teria ingerido uma pequena quantidade de LSD momentos antes do ocorrido (Globo.com). Pelo que acompanhamos pelas mídias o jovem em questão tinha condição financeira e vigor físico, mesmo assim não suportou o impacto do choque. Imagina o que poderá ocorrer com nossos debilitados dependentes de drogas de baixa renda?

 
Temos informações de que no Morro de Santo Amaro, na zona sul da cidade, ocupado por 150 homens da Força Nacional desde maio desse ano, as armas já são usadas contra os viciados. A ideia é que elas sejam usadas apenas em “casos de extrema necessidade”. Deixar essa avaliação subjetiva ao policial, mormente, em uma fase em que a polícia trabalha estressadíssima não é em nada coerente com a vida.

 
Os especialistas paulistanos, grupo ao qual me incluo, criticaram severamente o uso da “taser” contra os dependentes químicos por acreditar que o foco deve estar voltado  para a saúde pública ou privada. E o diretor do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Unifesp, o renomado Dartiu Xavier da Silveira, por exemplo, considera a prática “abominável”, já que, segundo ele, não se pode esperar que alguém pare de usar drogas sendo agredido. O argumento do respeitado Xavier faz todo o sentido além de ser um oportuno apelo humanista.

 
Porém, o que se nota, é que a política de guerra às drogas continua sendo a equivocada aposta do Brasil, um país no qual parcelas da polícia já são truculentas e cometem excessos (surge a possibilidade de ocorrerem fatalidades como na Austrália).

 
Um programa nacional de combate às drogas é o mínimo que os cidadãos brasileiros esperavam do Governo, não um programa qualquer, que pelo absurdo das propostas passa a lamentável ideia de banalização da epidemia de drogas que continua a assolar o Brasil.

Essas medidas propostas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) demonstram pouco envolvimento dos verdadeiros especialistas, ausência da imprescindível preocupação com os menos favorecidos, falta de compromisso do Governo Federal na busca de soluções adequadas para socorrer o país e evitar mais mortes de inocentes ao invés de gastar o dinheiro público inadequadamente. Atitudes com essa não facilitará sua resolução e, pior, poderá ainda gerar delicadas e perigosas consequências, em especial às pessoas de baixa renda.

 
Conceição Cinti. Advogada e educadora. Pós-graduada em Gestão de Pessoas. Especialista em Tratamento de Dependentes de Substâncias Psicoativas, com experiência de mais três décadas. Pesquisadora e colunista do Institutoavantebrsil.com.br e outros renomados sites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário