sábado, 11 de agosto de 2012

Educar (para “ser”) como forma de combate à delinquência juvenil



*Conceição Cinti


Hoje vamos falar de um dos assuntos mais polêmicos, e precisamos contar com a participação de todos, favoráveis ou não, sem os quais não alcançaremos o resultado que a sociedade necessita, ficando impossível encontramos uma saída apropriada para verdadeira “guerra civil” não declarada, que ao longo de décadas acumula apenas rancores e mortes, muitas mortes.

É a questão do menor delinquente. Sabem os operadores na área de restauração de vidas de dependentes em SPA que não dar para falar sobre dependência sem falarmos sobre delinquência, porque a maioria dos menores dependentes pobres, mas cedo ou mais tarde chegarão à delinquência.

Quando se trata de menor infrator, há uma verdadeira aversão ao assunto, que não é apenas um assunto, mas se trata de um fato funesto que vem acontecendo há décadas sem a intervenção apropriada por parte do Poder público, e se constitui no que eu denomino “O Holocausto Brasileiro”, vitimando nossas crianças e jovens.

É preciso não apenas denunciar, mas impedir o morticínio juvenil.

Há uma aversão em torno do menor delinquente, que é motivada, em grande parte, pela exploração midiática populista que, ao invés de promover as informações esclarecedoras sobre a real situação em que vive o menor pobre nesse país, corrobora apenas para fomentar o sentimento de vingança, que gera, tão somente, mais tragédias.

Precisamos deixar a aversão e o mito que cerca esse tema e partirmos para o enfrentamento maduro, na busca por um melhor equilíbrio nas relações sociais de uma forma geral, e garantir a ressocialização que, lamentavelmente, só existe na lei.

Essa luta, na minha singela opinião, se inicia com um investimento maciço na educação, de alcance às famílias, mais especificamente, às relações entre pais e filhos, educadores e seus pupilos, entre pais e educadores. O palco mais apropriado é a Educação.

Promover uma mudança na cultura de valores de competição, e retribuição para valores da cooperação, da solidariedade e da restauração das relações humanas, através do perdão e da mediação é o caminho certo para um mundo civilizado e de paz.

Quando as pessoas são educadas para os valores, para que respondam aos anseios de respeito mutuo e dignidade humana, há nesse fato uma maior probabilidade/certeza de respostas mais concretas para as grandes tragédias, que são inerentes à sociedade egoísta e competitiva.

Uma maior preocupação com a formação do “ser” há de preceder a formação do "ter" e toda a essa parafernália aplicada precocemente pela sociedade capitalista aos nos jovens. Essa inversão de valores contribuirá cada vez mais para acumularmos apenas rancores e mortes.

A proposta da Educação Restaurativa é que a “educação” seja o instrumento dessas mudanças, um caminho onde haja espaço para a reflexão das nossas necessidades enquanto pessoas, sem excluir as necessidades do outro, do próximo. Que a preocupação como a formação de uma sociedade mais equitativa esteja no bojo dessas reflexões, como o caminho novo, quiçá a única possibilidade verdadeira de transformação de um novo conceito de vida, liberdade, justiça, a ser construída pelas experiências diárias a respeito e de respeito por si mesmo, pelo outro e pelo ambiente em que vivemos. Essa nova forma de pensar o mundo faz toda a diferença e precisa está embutida na célula familiar, educacional, civil com o imprescindível apoio do Poder Público.

*Conceição Cinti. Advogada. Educadora. Especialista em Depententes de Substâncias Psicoativas, com experiência de mais de três década.



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