sábado, 24 de março de 2018

A Educação como o instrumento mais adequado e rápido para alcançarmos o desenvolvimento socioeconômico do Brasil




*Conceição Cinti

“O raciocínio é simples: País que investe em educação, não precisa de tanto presídio. Porém, país que trata a educação e seus educadores como prioridade, apenas no discurso e não na prática (como por aqui nossos governantes são especialistas em fazer), aumenta a violência, caminha para a desigualdade social e escancara as portas para a injustiça social”. (Luiz Flávio Gomes).

A Educação é sem dúvidas o mais adequado instrumento para acelerarmos as mudanças econômicas, sociais e políticas que o Brasil necessita para sair do caos gerado pela violência e mortes em que o país mergulhou a décadas, por causa do envolvimento seus governantes com a corrupção.

Temos muito o que aprender com a Coreia do Sul, que para sair da pobreza extrema do pós-guerra optou por um modelo onde a disciplina, o trabalho duro, persistência, a solidariedade entre os seus concidadãos, e a igualdade perante a Lei foram e continuam sendo os pilares que sustentam a harmonia social e pujança econômica financeira do país.
Postura completamente diferente do Brasil, que apesar do caos que se instalou em todas as áreas da Administração Pública ainda insiste no modelo demagógico que tanto mal já causou ao país: a busca por um Salvador da Pátria, ao invés de falar ao povo que não há milagre para sair da crise. Que todos: Cidadãos e Poder Público haverão de se unir e lutar muito, com muita disciplina e perseverança, pelo tempo que for necessário para garantir a cada brasileiro seu direito básico a vida e a dignidade humana.
O Brasil é um país abençoado sim, com abundância de recursos naturais, um povo ordeiro e muito criativo. O Brasil reúne todas as condições para em um tempo recorde ser a Nona Potência Mundial, ou ocupar o lugar de algum incauto, no cobiçado “G 8” (Grupo Composto Pelos Oito Representantes das Nações mais Ricas do Mundo).
Num primeiro momento todos os cidadãos votantes do Brasil precisarão comparecer e exercitar seu direito de voto. Momento oportuno para faxinar o país de todos os corruptos.

Somente uma faxina profunda irá permitir a realização das mudanças necessárias no país. E em hipóteses alguma poderemos votar em candidatos ficha suja.
Precisamos ser rigorosos e obstinados nessa caçada, a ponto de não permitir, de não correr o risco de permitir a participação de daqueles que ainda não foram sentenciados pela Justiça, mas que sobre os quais há rumores consistentes, ruídos de práticas inidôneas.
Porque alguns desses Caciques pelo poder econômico que detém (para abastecer as suas bancadas e, ou aliados), têm conseguido atrasar as investigações se auto favorecendo. Por isso, precisamos ficar atentos porque é possível que algun deles escape burlando a lei e a boa-fé dos eleitores. Seria imperdoável. Ficar atento é preciso!
Em segundo lugar é preciso continuar a ser intolerante e radical ao examinar a vida pregressa do candidato a qualquer pleito, mormente para o cargo de Presidente da República.
O ideal é que nenhum político atual fosse reeleito, mas seria injusto porque há "uns poucos", que embora não tenham nenhuma visibilidade lutaram por um país melhor e permaneceram incorruptíveis, por essa razão merecem ser reeleitos.
O futuro Presidente do Brasil indiscutivelmente, precisa ser alguém que seja exímio administrador de pessoas. Porque somente quando um gestor público tem essa vocação, ele manterá seu foco nas reais necessidades do povo. Um candidato com esse perfil tomará todas as providências para que todas as áreas da administração pública sejam bem conduzidas, de modo a estender a população em geral uma melhor qualidade de vida, através dos Serviços prestados pela máquina pública.
E para que isso ocorra é necessário que cada área da administração funcione mantendo uma certa conexão uma com as outras. Essa forma de conduzir otimiza os serviços prestados e é menos onerosa.
O candidato a Presidência há de ser exímio articulador. Versado em política e em politicagem também, para poder lidar exitosamente com a escória da política e não se comprometer. Há de ser corajoso e perseverante. E obvio, que tem que ter escolaridade.
Político que não tem Currículo com Excelentes Serviços (comprovadamente) Prestados a População, não deveria ser admitido como candidato a Presidência da República do Brasil, sob pena de dificultar o desenvolvimento do país. SMJ é mais ou menos isso, que todo aquele ou (a) que desejar um pais menos injusto precisará refletir.

*Conceição Cinti. Advogada e educadora. Especialista em Tratamento de Dependentes de Substancias Psicoativas, e Delinquência Juvenil, com experiencia de mais de três décadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário