domingo, 23 de setembro de 2018

Paraquedista X Candidato Nativo



Faltam apenas 15 para as eleições e a nossa tolerância com candidatos Ficha Suja tem que ser Zero. Por que? Porque todo mundo já sabe que essa é a única forma que nós temos para mudar o Congresso Nacional.
Muitos ainda continuam focando apenas nos Candidatos à Presidência da República, e nos candidatos aos Governos dos Estados.
Esse fato é prejudicial ao Brasil, que carece muito que haja uma renovação política significativa, porque se persistirem as mesmas bancadas no Congresso Nacional (e nos Estados), tudo ficará igual.
O seu voto é muito precioso para mudar essa situação. Você poderá mudar o destino do Brasil, vote em alguém “Ficha Limpa”. Escolha alguém idôneo, alguém que está começando sua vida política, mas tem chance de ser eleito.

Também precisamos acabar definitivamente com o denominado Paraquedista.
Quem é o Paraquedista? Paraquedista é todo e qualquer candidato, que não é residente/domiciliado em sua cidade, e que não tem nenhuma conexão política importante com sua cidade, mas que a cada dois anos (durante o pleito eleitoral para o legislativo), invade sua cidade à caça de votos, na maioria absoluta dos casos atrapalhando a trajetória do candidato local/nativo, e ou regional.
Permitir o paraquedismo na sua cidade além de injusto com o candidato local, também é prejudicial para sua cidade. O melhor candidato a Deputado Federal e Estadual, para cuidar da sua cidade deve sair da sua cidade, e ou da sua Região, só assim, corrigiremos, mais essa anomalia: A Invasão de “Paraquedistas”.
Você precisa saber que a maioria dos Paraquedistas se elegem à custa de propinas sabotando o legítimo direito dos “Nativos” (candidatos locais), que já têm uma Folha de Bons Serviços, efetivamente prestados à sua cidade; são preparados para o cargo, e acalentam o legítimo desejo de representar seu município ou região.  É injusto preteri-los. Defenda isso.
O Paraquedista sempre é alguém de situação financeira elevadíssima, que “catará” votos em dezenas, ou centenas de cidades, portanto, se eleito, um político descompromissado com todos, porque antecipadamente negociará o preço por cada voto, com alguma liderança política, e ou eclesiástica.
Mas toda regra cabe exceção, lógico. Pode acontecer de estar concorrendo a algum cargo público, algum amigo nosso, mais chegado que um irmão. E aí? Aí somente nesse caso é admissível quebrarmos a Regra Pro Candidato Nativo. Mas graças a Deus esses casos são raros.
Como a maioria de vocês sabem estou residindo no Rio de Janeiro, onde votarei esse ano.  Se eu estivesse no Estado de São Paulo, estaria em Campanha Aberta para meu amigo/irmão Luiz Flávio Gomes, (candidato a Deputado Federal), e Edna Flor, (candidata a Deputada Estadual por Araçatuba). Ambos amigos, e ex-colegas de Faculdade.
Nem preciso falar do comprometimento político da Edninha, com nossa querida Araçatuba. E Luiz Flávio Gomes, é um tipo cidadão do Estado de São Paulo, cidadão do Brasil. Uma pessoa pública reconhecidamente, douto, competente e Ficha Limpíssima. Um Jurista por formação, e por vocação, um educador. Luiz Flávio Gomes fará bem não só para sua cidade natal: Sud Mennucci, e adjacências, mas sua eleição como Deputado Federal, é imprescindível para ajudar na realização das mudanças que o Brasil necessita.
Apenas em casos excepcionais, deixe de votar em candidatos da sua cidade, e ou sua região, para deputado federal e Estadual.
Araçatuba precisa de tantos cuidados, minguem irá amá-la e cuidar com o zelo necessário, se não for alguém já comprometido politicamente com ela. Pense nisso. Veja o exemplo de Birigui. Ter um Deputado Federal, outro Estadual da sua própria cidade, é o ideal, faz toda diferença para o melhor e maior desenvolvimento de sua cidade.
Como eu já disse em outros artigos, é importante votar e se posicionar. A Democracia, não é um regime perfeito, mas é o único regime onde poderá existir mais justiça social. Mas, para mantermos esse “status quo”, é imprescindível a participação popular, porque é através da interação e fiscalização da sociedade civil sobre os políticos, que daremos a imprescindível visibilidade a todos atos praticados pelos nossos representantes.   Portanto, sem participação e transparência não temos a menor chance de combater e ter êxito contra os políticos corruptos.
Engagé se.  
*Conceição Cinti. Advogada e educadora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário