quarta-feira, 24 de maio de 2017

O Prefeito João Dória Fecha os Braços a Dependentes Pobres



* Conceição Cinti 
Inaceitável é o mínimo que pode ser dito sobre as ações desencadeadas pela Prefeitura de São Paulo, para a desocupação da Cracolandia nº 1 do Brasil.

As notícia sobre esse infeliz episódio encontram se no Jornal Folha de São Paulo, do dia de hoje, 24.05.17. Onde o Prefeito João Dória, quiça na pressa em se consolidar como o candidato da direita à Presidência da República, para o pleito de 2018, dessa vez se superou em peripécias.

Inúmeros Ex governantes da Capital Paulista tiveram o mesmo sonho de João Dória: Evacuar os enfermos (crakeiros), através de um simples ato higienista, cujo único objetivo é a Revitalização do Centro da Metrópole. E pelos mesmos motivos dos seus colegas, não será vitorioso, e colheu seu primeiro vexame.

Penso que em sã consciência ninguém é contra a revitalização daquele logradouro público. O que não é admissível é priorizar a Restauração de Espaços Físicos, em detrimento de Pessoas Enfermas, Pobres.

Da mesma forma, não estamos aqui defendendo a atuação dos traficantes, que age na Cracolândia. Mas é preciso intensificar o combate e reservar a artilharia pesada, apenas para eles, e preservar a todo custo os míseros enfermos pelas drogas, que dependem exclusivamente das mercês do poder público para se restaurar porque são pobres.

O Brasil cada dia mais necessita de Gestores Públicos com o perfil inteiramente comprometido com as necessidades seus concidadãos. Porque é função primordial do Poder Publico trabalhar e empregar todos os esforços, e cada centavo, para dar ao povo uma melhor qualidade de vida garantindo a toda a dignidade ao ser humano, sem acepção de pessoas.

Entretanto, a maioria dos Gestores públicos são onipotentes em relação às diretrizes de vida e de futuro das pessoas de baixa renda. Isso é perigoso! Aqui mesmo no JusBrasil o caro leitor encontrará uma entrevista minha sobre o "Cartão Recomeço", o Programa do Governo Estadual (na época concedida ao Portal Avante Brasil, do Jurista Luís Flávio Gomes), e também um texto sobre o Programa Braços Abertos do Ex-prefeito Fernando Haddad, ambos os programas de combate às drogas.

Para mim que atuo na área de Prevenção e Restauração de Pessoas, há mais de três décadas, os dois programas careciam sim de reparos, mas ambos importantes. Entretanto, o Prefeito Dória decidiu fechar o Programa Braços Abertos, numa demonstração nítida de descompromisso com essa população carente e necessitada de continuidade de apoio. Até onde aprendi, e isso é consenso universal, o básico em Tratamento de Dependência de Substancias Psicoativas é o acolhimento; a fase mais importante, onde se ganha a parceria, a anuência, o crédito do adicto para poder ampará-lo tratá-lo. A segunda regra num tratamento desses é ter começo meio e fim, e nunca adotar medidas aleatórias, que fica claro foi o que fez o Prefeito de São Paulo.

Dependentes químicos pobres, com muita rapidez se envolvem com a delinquência, ( mais comum em crimes contra o patrimônio), como furtos, roubos e até assaltos para manutenção seus vícios. É uma população duramente criticada, julgada e condenada antecipadamente, como se não houvesse nenhuma possibilidade de Restauração para eles. Entretanto, o resultado de pesquisas de quem atua na área com seriedade é que com Trabalho e Estudo Deus, e Politicas Publicas de Restauração e Inclusão Social é perfeitamente possível Restaura-los. Costumo dizer que é um processo Difícil, Demorado, Dolorido e Dispendioso, mas perfeitamente possível, mas não dar voto!

Recomendo aos caros leitores meus textos disponibilizados no Site Jus Brasil. com. br. Onde abordo variados temas sobre tratamentos para adictos, que penso possa trazer alguma contribuição. 


 *Advogada e educadora. Precursora da Educação Restaurativa, com experiência de mais de três décadas em Gestão de Tratamento de Dependentes de Substâncias Psicoativas, e em delinquência juvenil. Palestrante, colunista e autora do blog 

http://educacaorestaurativa.blogspot.com.br/











Nenhum comentário:

Postar um comentário