sexta-feira, 26 de maio de 2017

Internação compulsória: João Dória na contra mão da Restauração de Dependentes Químicos.



* Conceição Cinti 
Repressão não funciona para dependentes de drogas, ela deve ser reservada apenas para o traficante, o narcotráfico.  Assim, no atendimento a pessoa dependente de Substâncias Psicoativas nunca poderá ser esquecido sua unicidade e diversidade própria, que precisa ser respeitada para que alcancemos  êxito. Logo, qualquer programa a ser aplicado a dependente de Substancias Psicoativas precisa atendê-lo integralmente, e a Repressão, não atende as necessidades físicas, psicológicas, e espirituais do ser humano.


Tanto na Europa como nos USA, que usam diferentes formas para cuidar do Dependente um procedimento é universal: Há necessidade de Cativar o Dependente Para Poder tratá-lo. Nesses países existe locais apropriados destinados a fase do imprescindível “acolhimento”, fase onde surgirão os primeiro vínculos afetivos, entre o paciente e a equipe que ira cuidar dele. Esse vínculo é a mola mestra na produção de uma possível restauração exitosa. 

A internação compulsória existe é legal e importante, mas nunca como solução para retirar de cena pessoas indesejáveis aleatoriamente, smj parece ser o que pretendem fazer com os míseros residentes da Cracolândia nº 1 de São Paulo.

Recomendo e utilizo a Internação Compulsória, quando há risco iminente de morte por over dose, severa debilidade física, ou mental, e, ainda, em caso de depressão rigorosa passível de levar o dependente ao suicídio. No mais são conquistas de profissionais comprometidos com a vida e destino do próximo, e não profissionais, que apenas detém um excelente currículo, e ou um bom cargo.  

Acredito e uso a Internação (trabalhada) com o consentimento do dependente e ou de seus familiares. Dá muito trabalho e talvez por essa razão não seja utilizada e ou recomendada para pessoas pobres. 

Sempre disse que Restauração de Pessoas é Possível, porém Difícil, Demorada (não dá para tratar humanos com prazo determinado), Dispendiosa e Dolorida para o paciente e todos os demais envolvidos.  

Acredito na coerência e sensibilidade da Justiça de São Paulo para negar essa pretensão descabida. Caso contrário será mais um tremendo atentado contra a nossa Liberdade de Ir e Vir, previsto na Carta Magna. 

Fica atento Brasil hoje são eles, mas amanhã poderão também nos subtraí Direitos Fundamentais.

*Conceição Cinti. Advogada e Educadora. Precursora da Educação Restaurativa. Especialista em Tratamento de Dependentes de Substancias Psicoativas e Delinquência Juvenil, com experiência de mais de três décadas. Autora do Blog educacaorestaurativa.com e colunista do Jus Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário