quinta-feira, 9 de agosto de 2018

A Greve dos Caminhoneiros X Lições


*Conceição Cinti


Aprendi muito assistindo a luta daqueles trabalhadores afadigados, que pleiteavam tão pouco. Experimentei pela primeira vez na minha vida, um sentimento intenso de pertencimento a este país, como nunca senti antes.
E fizeram me também constatar o obvio: De fato, a união faz a força. E fizeram mais por mim: Fizeram me ver, que não dá mais para assistir os desmandos, e seguir indiferente.
Espero também que a Greve tenha motivado cada brasileiro a sair da sua “Zona de Conforto”, e começar a mobilizar se democraticamente, pela reconstrução do Brasil.
Que o povo brasileiro tenha percebido que sem a participação popular, e sem transparência será impossível combater a corrupção, e realizar as imprescindíveis mudanças .
Percebeu-se também que a maioria absoluta dos grevistas eram caminhoneiros autônomos cansados de ser extorquidos por um governo ganancioso e indiferente a miséria do povo.
Obvio, que pegando carona no movimento dos caminhoneiros, também haviam pessoas cujo objetivo era apenas desestabilizar e provocar o caos, dentro daquela nefasta política, do quanto pior melhor, cujo objetivo era forçar a renúncia, e ou derrubada do Governo.


Mas ficou claro, também, que existe mesmo uma minoria que acredita que a solução para nossos problemas está em mais uma Ditadura Militar. Fato esse, lamentável!
O povo precisa refletir melhor antes de agir, sobre o que deseja para o Brasil.
Não estamos questionando a legitimidade, ou a competência do atual governo, estamos sim, considerando apenas o que será melhor para o Brasil e seu povo. E o melhor para o Brasil será continuar aperfeiçoando nossa Democracia ainda muito jovem.
Estamos a pouco mais dois meses das próximas eleições. Quando teremos a oportunidade de mudar através do nosso voto, não apenas o Congresso Nacional, o Presidente da República, e os Deputados Estaduais. Isso é fantástico! Esse é o único meio legítimo que temos e devemos exercê-lo.
O povo brasileiro precisa amadurecer, e entender, que mudanças sociais, não acontecem com mágicas, mas sim que é resultado das árduas lutas através da participação democrática. E que as mudanças que estamos necessitando precisam ser buscadas por nós mesmos.
Que o Brasil não precisa de um Salvador da Pátria, mas de um idôneo Administrador de Pessoas. Porque somente alguém vocacionado para administrar pessoas será sensível para investir o que for necessário, para que os Serviços Públicos Essenciais sejam prestados com Excelência.
É disso que precisamos. E ninguém ignora o valor e a falta que nos faz uma Educação de qualidade, em regime integral. De que é imprescindível valorizar e remunerar com dignidade os professores. Assim como ninguém ignora, a importância de termos uma Saúde eficiente, onde médicos e paramédicos sejam honrados integralmente. Também é impossível banalizar a importância dos valorosos serviços prestados pelas nossas polícias (Militar, Civil, Federal, e Guardas Municipal, e do glorioso Corpo de Bombeiros), porque Segurança Pública é fundamental para a paz social.  É imprescindível também honrar as forças armadas para que seus contingentes, continuem empenhados em suas nobres tarefas na defesa (interna e externa) do país.  Todos juntos, e cada categoria de trabalhador executando sua função é o que garantirá o êxito econômico e social do Brasil, contra o caos que reina hoje no nosso país.


Cada brasileiro de baixa renda sabe que é através dos Serviços Públicos Básicos, que é possível conferir a eles alguma dignidade humana.  Que o transporte público de qualidade, moradias descentes, cursos profissionalizantes de ponta no mercado de trbalho, para nossos jovens. Práticas esportivas e culturais, e a criação de mecanismos que facilitem o ingresso ao primeiro emprego, (principalmente, para nossos jovens, de baixa renda), que há décadas, vem sendo assassinados devido ao precoce recrutamento pelo crime organizado, e à ausência total do Poder Público.
Embora, as pessoas tenham razão de estar decepcionadas, com o Poder Público, é necessário que entendam com clareza que existe basicamente e apenas dois Regimes de Governo: O democrático e a ditadura.
Na prática tanto as ditaduras, como as democracias têm suas nuances. Entretanto, a maioria absoluta dos países nesse universo são democráticos. Principalmente, os mais avançados, ricos, (de maior IDH- Índice de Desenvolvimento Humano), como por exemplo: Estados Unidos, Canada, Japão, Alemanha, Noruega, Suécia, Finlândia Dinamarca, Nova Zelândia, Correa do Sul, Inglaterra, dentre outros.
Que apenas um terço da população do mundo está sob regime totalitário. Logo, se conclui, que a opção nesse universo é pela democracia.  Mas é muito importante que percebamos que não há uma terceira Via. Há nuances diferentes dentro dos dois Regimes: Totalitário e Democrático. Há inclusive UMAS pouquíssimas Democracias Plenas. O Brasil não é uma Democracia Plena, ainda.
Mas é bom que fique claro que não há uma terceira Via. E se não há uma terceira Via, isso quer dizer que precisamos ter convicção ao escolhermos o Regime que queremos para nosso país. Hoje somos uma Democracia, ainda precisando de muitos ajustes, temos inúmeras falhas, mas somos uma democracia.  E Isso já é importante. Prossigamos aperfeiçoando-a!
Ficamos mais de 20 anos sob um Regime Autoritário. Não preciso dizer que foram anos muito difíceis. Quem não sabe nada sobre esse assunto precisa informa-se melhor, antes de sair pedindo o que não conhece bem, e ou não viveu.
Agora estou falando, mais precisamente para meus amigos de Araçatuba- SP, (e daquela Região), preciso perguntar a vocês, se todos vocês sabem que aí em Araçatuba, e Região, inúmeras famílias foram vitimadas pelo Regime Ditatorial Militar? Quantos sabem que famílias araçatubenses passaram pela horrenda dor de ter seus filhos perseguidos, exilados, e, que filhos araçatubenses foram assassinados pelo Regime?
Houve família aí em Araçatuba que perdeu, não apenas um filho para ditadura. Houve mãe que chegou a ter dois filhos assassinados pela ditadura militar, aí em Araçatuba. Sim isso ocorreu aí na nossa querida Araçatuba.
Procure informa-se melhor sobre a tragédia que vitimou também as famílias araçatubenses, gente que provavelmente você conheceu, ou conhece seus familiares.
A Ditadura Militar foi um fato funesto que vitimou milhares de pessoas diretamente, e indiretamente, um país inteiro. Precisamos acorda para a veracidade e a barbárie deste fato.
Não há melhor Regime Político, que o Regime Democrático. Por que? Porque somente no Regime Democrático, os nossos direitos fundamentais podem ser garantidos.
Só no Regime Democrático, os imprescindíveis direitos: de Ir e Vir; e de Poder Expressar nossa Opinião Livremente; e de Cultuar, Poderão Ser Respeitados.
Só a Democracia confere valor a vida, e a liberdade; e elege-os a condição de bens soberanos, fundamentais. Enquanto, que a   Ditadura subtrai nossos bens mais valorosos: Vida e Liberdade. Pense nisso!
Finalizando, a greve dos caminhoneiros foi oportuna e pedagógica. Primeiros porque ocorreu pacificamente, fato inédito, num país de dimensões continentais gigantesca; segundo, desmascarou o conceito leviano que se propagou sobre a pessoa do caminhoneiro, mas que com a visibilidade da greve puderam mostrar seu verdadeiro perfil: Homens e mulheres comprometidos com a família, o trabalho, e a pátria; que mostraram responsabilidade e sensibilidade. Terceiro, nos faz refletir no fato de que precisamos sair do “muro”, deixar nossa Zona de Conforto, e   lutar pelos nossos direitos fundamentais.
Xingar os maus políticos, como se costuma fazer nas rede sociais, não resolve o nosso problema. Muito menos ficar de gracinha fazendo piadinha de nós mesmos, no face, WhatsApp, etc. 
Não votar em Candidatos  Ficha Suja é a única solução que temos para ajudar o Brasil a sair desse lamaçal. Há candidatos pousando de "Santo", mas que é corrupto. Se há pedidos de CPI, contra alguém é um sinal consistente que devemos olhar para essa pessoa, no minimo com reservas e procurar averiguar com muita cautela. 
Precisamos urgentemente de Justiça Social. E Justiça Social realiza se através da prestação com excelência, dos Serviços Públicos Essenciais.
Mas, para isso teremos uma longa jornada pela frente. Sim. Teremos que Faxinar não apenas a Presidência da República, mas todos os Palácios Estaduais); Faxinar o Congresso Nacional, que concentra uma absurda quantidade de (513 deputados federias  e 81  senadores), a maioria corruptos, isso sem falarmos no enorme contingente de  deputados estaduais, que na sua maioria, também à custa de propinas, garantem Executivos Corruptos, nos Palácios Estaduais. Difícil missão? Difícil, mas perfeitamente possível.
Anteriormente, escrevi alguns artigos onde aponto a pessoa do vereador como um aliado do povo, para ajudá-lo nessa faxina.
Você conhece os vereadores da sua cidade? Junte se a eles e milite pela sua cidade.


Conceição Cinti. Advogada e educadora. Especialista em Tratamento de Dependente de Substâncias Psicoativas, com experiência de mais de três décadas em Dependência química e Delinquência Juvenil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário