quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Dignidade: Famílias devidamente assistidas evita a matança das nossas crianças e jovens



*Conceição Cinti

                                                  

Parte I


O abismo socioeconômico que divide as classes sociais muito tem contribuído para aumentar a violência, provocando a ruptura familiar a qual se esfacela dia após dia, empurrando crianças e adolescentes precocemente para as ruas, para os vícios, para a morte e precisa ser contida.

O enfraquecimento da família e da escola que outrora atuavam conjuntamente afiançando o respeito recíproco, através da imprescindível disciplina que para o infanto-juvenil funciona como um dos seus freios e que em determinados períodos permite manter um melhor controle si e sobre seus próprios impulsos sendo fator importante também na gestão dos próprios conflitos internos e externos. A questão requer reflexão e mudanças urgentes por parte do poder Público e da Sociedade.

A presença mais constante da família e da escola na vida das nossas crianças e jovens se constitui numa importante parceria para auxilia-los em suas escolhas de forma a lhes permitir dar a suas vidas um rumo que lhes possibilitem um Futuro e Paz. Por essa razão é dever do Poder Público investir e garantir que essa parceria se consolide.

Os pais continuam sendo os melhores ou os piores professores para seus filhos e, tudo vai depender do investimento que fizerem na vida dos seus queridos. Aos pais cabe a imprescindível e intransferível missão de educa-los, ao professor cabe cuidar da formação escolar dos alunos e ao Governo garantir todos os meios para que ambos cumpram suas funções com excelência.

Passos simples que se levados a serio e cumpridos darão ao infanto-juvenil uma nova oportunidade, verdadeiramente um Futuro!


*Conceição Cinti. Advogada. Educadora. Especialista em Tratamento de Dependentes em SPA, com experiência de mais três décadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário