sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Menino rico não se perde na rua, se perde dentro de casa




Conceição Cinti

Alguns pais criam seus filhos de maneira errônea, criando uma geração persuadida a trocar afeto por objetos de consumo de última geração, filhos que precocemente perde o direito de desfrutar da privacidade, do toque físico dos pais.


Quanto tempo você investe no seu filho por dia? - Encarcerado pelo status, o filho pode caminhar cercado por seguranças, mas não é possível substituir a verdadeira segurança emocional, que só a presença dos pais garante numa fase tão crucial como a adolescência.


Os filhos podem ser aparentemente bem protegidos. Superprotegidos a ponto de se sentirem o centro do mundo, mas incapazes de resistir à primeira emboscada da vida. De nariz empinado, desconhece até mesmo o basilar vocabulário da pacificidade domestica: por favor, com licença, muito obrigado. Coisifica tudo e a todos. Encastelado, vai sendo gestado no seu intimo o narcisismo que se enraíza pelo seu DNA e mata nele o ser humano.


Filho criado a toque do Money e sem toque corporal - Conduzidos e persuadidos que tudo podem e que o mundo gira em torno deles e é tão somente deles, aos poucos esses adolescentes podem ir se deformando psicoemocionalmente.


Pais não tem tempo para conhecer seus filhos – Que já não conseguem dividir nada com ninguém. O próximo se torna uma figura do folclore sem nenhum valia, mesmo quando esse próximo tem seu mesmo sobrenome e está intimamente ligado a ele por imposição genética.


Filhos ressentidos que conheceram o pior dos seus pais matam - Filhos que não são criados para voar. Para deixar pai e mãe e ir à busca com seus próprios esforços, da própria vida, dos seus sonhos. Dificilmente não serão adultos fracassados, porque na sombra não há vida, e, consequentemente espaço para crescer.


Eternos dependentes espoliam e matam - Dependência gera pobreza de caráter, pequenez, mediocridade, insegurança, e só agrega maus sentimentos, não valores. Pelo contrario, deforma os valores éticos morais de civilidade e espirituais.


O mundo não é um oásis, ao contrario, o mundo é um campo de batalha, e só vence o mais forte. Filhos precisam ser criados para serem guerreiros, apenas os guerreiros poderão um dia ser mandachuva.

 

Filhos carentes da presença dos pais dificilmente não serão adultos fracassados - Pais poderosos esquecem que há todo um ritual uma iniciação adequada que habilita o ser humano para a vitória. Entretanto, permitem que os filhos prossigam descompromissados com a vida, consigo mesmos e com o próximo. Frustrados e dominados pelo vício, muitos desses filhos enxergam os pais como gigantes que precisam ser derrubados.

 

*Conceição Cinti, é advogada, educadora, especialista em Dependentes de Substâncias Psicoativas, com experiência de mais de três década.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário