domingo, 21 de setembro de 2014

Restaurar vidas é acolher, amar e acreditar no dependente de SPA



Além da necessidade de investimento massivo em políticas públicas no setor, o mais importante para esses dependentes é o acolhimento amoroso e dedicado de todos que o cercam, desde a família, até os profissionais que estão encarregados de restaurar suas vidas!

Antoine de Saint-Exupéry: “só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos!”

De lá para ca, muito foi prometido e pouco foi executado. Por quê? Porque temas como ‘drogas’ e ‘dependentes químicos de baixa renda’ nunca foram prioridade para nossos governantes. Não temos tradição em políticas públicas preventivas de alcance à família e à escola. Também nunca demos a devida importância aos programas de Restauração de Vidas. Isso porque Governo e sociedade civil não acreditaram esse tipo de iniciativa. A palavra ‘Restauração’ sempre foi um assunto restrito a objetos de arte e não a seres humanos, mas também é perfeitamente possível restaurar pessoas. Entretanto, é preciso dizer que é difícil, demorado e dispendioso, não arrecada votos e requer investimento de tempo. Por certo, essas são as razões porque a proposta de Restauração de Vidas sempre foi rechaçada pelos políticos, juntamente com o aval dos cientistas.
É verdade que não há chás, comprimidos, injeções, supositórios, acupuntura, choques, procedimentos psicológicos e psiquiátricos que por si só sejam capazes de curar um dependente em substâncias psicoativas. O discurso nessa área é polarizado entre o ponto de vista da Comunidade Cientifica (CC) e o da Comunidade Terapêutica (CT). A primeira sempre perseguindo a segunda porque é a Comunidade Terapêutica, e não a Comunidade Cientifica, a pioneira a ser exitosa na área de drogadição desde os idos da década de 60, quando nasceu a primeira Comunidade Terapêutica no Brasil, mais precisamente na cidade de Goiânia-GO.
A Comunidade Terapêutica surgiu, a princípio, com um apelo puramente religioso/espiritual e de amor incondicional ao ser humano. Quando falo de espiritual, para ser mais precisa, estou me reportando ao poder do Espírito Santo, que para os que crêem (que são a maioria em nossos país) apenas o Espírito Santo tem condições de entrar e curar áreas da nossa alma, compreendida por nossos pensamentos/emoções e sentimentos.De lá para ca, já se foi quase meio século e a Comunidade Terapêutica nunca menosprezou nem banalizou o sofrimento de seus pacientes, operacionalizando sempre com dedicação, respeito e persistência. As CTs, na verdade, funcionam como um consultório/laboratório, que por meio das experiências vivenciadas pelos líderes e suas equipes puderam estudar os hábitos, costumes, sintomas/dores físicas, mentais, psicoemocionais e espirituais dos seus alunos/pacientes e encontraram alternativas que somaram para dignificar o ser humano. As CTs também incorporaram tudo o que há disponível na ciência para trazer mais libertação e alívio aos seus pacientes.
Nesse meio tempo, a Comunidade Científica não trouxe novidades, nem no campo farmacológico, pois continua objetivando manter o domínio e a última palavra sobre o dependente químico. A única “mudança” foi a substituição da camisa de força de pano pela camisa de força química. Outra problemática na atuação das CCs é que elas consideram o dependente em SPA como um doente incurável, afirmação que vem comprometendo o futuro de milhares de pessoas. Quando digo a alguém que ele é um doente incurável, retiro dessa pessoa e de sua família a esperança de um amanhã diferente.
Todo dependente é um doente, mas não incurável. Todos podem ser curados, mas nem todos são curados, de fato. Para que isso seja possível, é importante que se utilize a metodologia adequada. Outro fator importante é o quanto de amor e tempo os pais, familiares e a equipe multidisciplinar estão dispostos a investir na vida do dependente. Esse fato, sim, faz toda a diferença!

*Conceição Cinti. Advogada e educadora. Precursora da Educação Restaurativa. Especialista em Tratamento de Dependentes em Substancias Psicoativa, e ou Delinquência Juvenil, com experiencia de mais três décadas. Palestrante e articulista de alguns renomados sites. Me encontre no Jusbrasil e no http://educacaorestaurativa.blogspot.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário