domingo, 5 de maio de 2019

Propagandas Preventivas espaçadas e pífias são inoperantes



*Conceição Cinti
Essa explosão do consumo de drogas, do crime, da violência é uma resposta ao descompromisso do Poder Público para com a Educação. O Brasil também não tem tradição em Programas de Políticas Públicas Preventivas.
A Prevenção no Brasil é muito precária, não por falta de recursos financeiros ou ausência de talentos criativos. Há um generoso Orçamento previsto pela União para propaganda institucional e que poderia ser empregado em campanhas educativas preventivas. Marqueteiros e criatividade para isso é o que não nos falta, sem falar na qualidade da nossa televisão que é premiada e reconhecida no exterior. Acrescentadas as verbas alocadas também pelos Estados e até Municípios estamos falando em dinheiro vultuoso que poderia ter mais utilidade para a saúde do povo brasileiro. É mais barato prevenir que curar!
Sabemos ser verdadeiro o valor da propaganda no subconsciente das pessoas induzindo-as a aquisição de produtos na maioria das vezes supérfluo e lesivo. Sendo exemplo máximo danoso as propagandas de cervejas e bebidas alcóolicas e os supérfluos objetos de luxos que através da mídia falada, escrita, televisiva e Net permeiam todos os nossos sentidos, invadem mentes fragilizadas, que diante da impossibilidade de adquiri-los apelam para criminalidade para possui-los. O furto de celular é um exemplo clássico disso.
Observe melhor as nossas propagandas! Meu saudoso esposo e eu curtíamos mais as nossas propagandas que certos programas populares que não agregam nenhum conhecimento produtivo, educacional e preventivo, ao invés disso enfraquecem cada vez mais a família, os bons costumes e o moral. Nossas propagandas são carregadas de bom humor, divertidas, inteligentes, praticas, e por isso mesmo atingem seus objetivos, pelo alto poder de persuasão.
No Brasil temos marqueteiros excelentes, com prestígio internacional, que acredito uma vez convidados seriam capazes de dar o verdadeiro sentido as nossas espaçadas e pífias propagandas preventivas, cujos resultados estão à altura dos seus pobres e poucos persuasivos conteúdos.
Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal dentre outras são as campeãs, mas as propagandas que esses órgãos fazem em horários nobres, além de custarem uma fortuna, pela sua periocidade são desnecessárias.  Não poderiam ser esses órgãos os patrocinadores oficiais de campanhas sistemáticas de prevenção? Ajude a fiscalizar os desmandos. Dê sua opinião. Engajar se é preciso!
*Conceição Cinti. Advogada. Educadora. Especialista em Tratamento de Dependentes de Substancias Psicoativas, e Delinquência Juvenil, com experiência de mais de três décadas


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