terça-feira, 24 de abril de 2012

Alerta aos pais ricos com filhos dependentes


*Conceição Cinti


Os pais precisam estar preparados para lidar com seus filhos em qualquer circunstância adversa. A questão das drogas nunca pode ser banalizada e os pais prudentes sabem que o caminho indicado nesse caso é buscar informações sobre as condutas preventivas com profissionais idôneos. Quanto mais informação melhor e mais rápido esses pais poderão identificar alguma alteração no comportamento dos seus filhos e menos serão pegos de surpresa.

Uma coisa é ter conhecimento superficial sobre o assunto drogas e seus efeitos maléficos, outra bem diferente é ter informações e na prática capacitação para conviver com pessoas dependentes em SPA sem se expor a risco iminente, inclusive de morte, o que é perfeitamente possível.

Temos visto com frequência tragédias fatais vitimando familiares de adictos que pensam que laços consanguíneos e afetivos serão suficientes para mantê-los sobre o controle da situação. É preciso não perder de vista que há um momento em que os laços afetivos se rompem e o dependente passará por uma avassaladora alteração do caráter que o transformará numa outra pessoa, sem nenhum compromisso com os valores éticos e morais, nem com sua própria vida.

Dependentes ricos ou pobres sofrerão as mesmas alterações e suportarão os mesmos sintomas, podendo variar um pouco por causa da unicidade de cada pessoa. Todavia, na hora da abstinência, da compulsão pela droga, o garoto pobre assim como o garoto rico vai obstinadamente à busca do suprimento que o organismo necessita, mas para isso cada um tem diferentes fontes de abastecimentos.

O pobre, para manter o vício quando a família recua e evita qualquer convivência com ele, sem saída, resta-lhe apenas o cometimento de crimes. O jovem rico tem sua mesada e quando essa não é mais suficiente buscará reforço nos familiares mais próximos: pais, avós, irmãos.

É preciso não esquecer que um dependente é uma pessoa subserviente à droga; muitos sofrem de paranoia, que é a sensação de estar sob constantes ameaças e a reação a esse quadro é quase sempre violenta, podendo colocar em risco não apenas a pessoa do dependente, mas também as pessoas incautas à sua volta. O grau de desconfiança de um dependente é grande, sem controle ele tem pavor de tudo e todos estranhos ao seu novo mundo.

A droga exerce no dependente uma força maligna que o leva a ser e a fazer coisas assombrosas que jamais conseguiria sem o efeito das drogas. A droga poderá provocar uma desumanização na pessoa do dependente tornando-o incapaz de controlar seus instintos. Novas amizades, novas posturas, novos sentimentos são aos poucos incorporados e corroborados pela nova turma.

Pais ricos com filho dependente deverão se conduzir com habilidade e precaução, porque em geral os jovens ricos são mais mimados, raramente têm experiências em situações adversas; por essa razão um simples não poderá desencadear uma reação violenta ou até mesmo letal.

Entretanto, lembramos aos pais que verdadeiramente amam seus filhos que é exatamente nesse momento em que seu filho se encontra numa situação de total vulnerabilidade, que não há ninguém para defendê-lo e ajudá-lo melhor que você que o ama. Por essa razão nunca delegue sua função de pai ao profissional mais competente, à clínica mais conceituada sem acompanhar o tratamento do seu filho pessoalmente. O dependente em SPA tem cura, principalmente, quando tem os pais presentes!

Conceição Cinti. Advogada. Educadora. Especialista em tratamento de dependentes de substâncias psicoativas, com experiência de mais de três décadas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário