sexta-feira, 20 de abril de 2012

Vontade Política: Brasil definiu três “Fronts” na luta contra as drogas



*Conceição Cinti



Três assuntos extremamente sérios foram tema da "Cúpula das Américas", que aconteceu na cidade de Cartagena- Colômbia no último final de semana. Há quem diga que o encontro não logrou êxito. Precisamos aprender a celebrar a vitória na vida das pessoas e não apenas as nossas próprias vitórias. Por essa razão o novo posicionamento do USA, comunicado pelo presidente Obama,  em relação a "Guerra contra as drogas" já representa um grande e coerente avanço ao  priorizar a restauração de vidas. Esse fato merece as mais efusivas comemorações.

A posição da presidente Dilma Rousseff foi também a mais adequada para o Brasil com objetividade declarou que o vai concentrar seus esforços no tripé: combate ao narcotráfico, prevenção e restauração de dependentes.

A vontade política é a mola propulsora. Sem ela nada se poderá fazer. Sem vontade política não se transfere nem um soldado de um quartel para uma guarita, mas quando uma presidente do calibre de Dilma assume uma posição como fez a nossa presidente em relação ao  problema das drogas, esse posicionamento tem valor igual de um pacto assinado com seus concidadãos. 

O presidente Obama corajosamente assumiu que só repressão não é a solução. E em 17.04.12 a Casa Branca apresentou um Plano Nacional de Drogas que, pela primeira vez, prioriza o tratamento e a prevenção e coloca em segundo plano a prisão e a condenação de dependentes de substâncias psicoativas. 

A Mudança radical dos USA merece ser comemorada e mais, Obama disse há poucos dias que "legalização" não é a solução. Essa lúcida e coerente declaração do presidente Obama e o posicionamento da presidente Dilma poderá servir de  reflexão aos países que ainda fazem ruídos pela descriminação das drogas como a melhor solução para enfrentar esse problema.
   
Ao Brasil agora posicionado a respeito das drogas resta apenas nossa presidenta disponibilizar todos os recursos para que as autoridades das demais áreas que juntas estarão operacionando os três “Fronts” narcotráfico e prevenção e  tratamentos possam intensificar seus trabalhos.

A participação cidadã nesse momento se impõe, mas a integração ampla geral e irrestrita da imprescindível mídia é que garantirá o êxito. A atuação da mídia fará toda a diferença.


Conceição Cinti – Advogada. Educadora. Especialista em tratamento de dependentes de substâncias psicoativas, com experiência de três décadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário