segunda-feira, 9 de abril de 2012

POLÍTICO CRITICA OS PRESÍDIOS: QUER ENCERRAR SUA CARREIRA POLÍTICA?


Recomendo esse excelente e esclarecerdor artigo do renomado Jurista Luiz Flávio Gomes:

Político critica os presídios: quer encerrar sua carreira política?


*LUIZ FLÁVIO GOMES (@professorLFG)

O Vice-Governador de Buenos Aires, Gabriel Mariotto, resolveu dar umas voltas pelas penitenciárias da sua província e ficou horrorizado: “nos encontramos com situações de transgressão da Constituição”; “as prisões foram feitas para segurança e não para mortificação dos detidos”; “a degradação é generalizada”; “isso constitui um ovo de serpente de maior violência”; “as penitenciárias devem ser sãs e limpas”; “a violência interna é enorme”; “a prisão gera uma degradação humana muito violenta e angustiante; “onde deveria haver dois presos, existem sete”; “há problemas com a comida, com a água, com os banheiros e com a instalação elétrica”; “a família do preso deve ser atendida, para facilitar a ressocialização” etc. Fonte:

Duas observações: a) no princípio pensei que o vice-governador de Buenos Aires estava falando dos presídios brasileiros (visto que nossa situação é idêntica ou pior); b) muito provavelmente esse vice-governador está enterrando sua carreira política (o povo votante, em geral, ressalvadas exceções honrosas, não quer jamais ouvir falar da situação degradante das prisões). Hoje é um assunto proibido. A prisão virou mesmo centro de degradação e de extermínio. Amplo populismo a apoia dessa forma. Nem os presos nem as vítimas dos criminosos são atendidos pelo Estado (falido). A barbárie continua vencendo a civilização, em alguns setores da convivência humana. O ovo de serpente dessa barbárie (contra as vítimas e contra os presos) vai ainda produzir muitas criaturas do mal, até que...

*LFG- Jurista e cientista criminal. Fundador da Rede de Ensino LFG. Diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Cultura Luiz Flávio Gomes e co-diretor da LivroeNet. Foi Promotor de Justiça (1980 a 1983), Juiz de Direito (1983 a 1998) e Advogado (1999 a 2001). Siga-me no facebook.com/professorLFG, no blogdolfg.com.br, no twitter: @professorLFG e no YouTube.com/professorLFG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário