sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O MAIS POBRE É LESADO EM TUDO! VOCÊ CONCORDA COM ISSO?


Fonte da foto: Internet


O mais pobre é lesado em tudo! Você concorda com isso? 

*Conceição Cinti


O tratamento convencional utilizado em pacientes com dependências psicoativas utiliza apenas o método cientifico, inclusive, admite que a dependência psicoativa seja uma doença para a qual a medicina ainda não tem respostas definitivas. 

Enquanto, a Comunidade Terapêutica sem desprezar o valor da ciência emprega o método misto que concilia ciência e espiritualidade, espiritualidade aqui entendida como a fé no Poder de Deus, por acreditar que há áreas na vida do ser humano que só Deus pode e é capaz de alcançar e solucionar. 

Hospital psiquiátrico que faz parte do sistema de saúde pública, não presta ao adicto nenhuma assistência consistente progressiva, tudo é feito em caráter paliativo já que não acredita na cura do dependente. 

Apesar dos avanços da ciência para a área da dependência de substâncias piscoativas, pouca coisa mudou, dentre elas a substituição da velha camisa de força de pano pela camisa de força química.

Quando falamos atendimento de caráter paliativo ao dependente é porque na prática é isso mesmo que acontece. Até o tempo que esse tipo de paciente permanece dentro de um hospital psiquiátrico é apenas o suficiente para a desintoxicação. Se o paciente tem recursos financeiros esse período num hospital particular ou mesmo num hospital psiquiátrico fica à mercê do bolso e da conveniência da família. Entretanto, se o paciente e uma pessoa pobre há um prazo prefixado, que não é confessado, mas está implícito: e esse prazo nunca ultrapassar duas semanas, mesmo para paciente com dependência severa. 

Até compreendemos essa situação de dependência/carência financeira da rede pública, diante dos repasses diminutos e demorados, somados a pouca importância dada à instituição de saúde especial, a Psiquiatria e seus valorosos profissionais. Mas temos que admitirmos que aqui também é o pobre o lesado. 

A saúde é garantida para todos na nossa Carta Magna. Precisamos lutar para transpor esse direito para a prática. Aprende a votar Brasil! Fique a vontade esse “Espaço” é democrático participe! Dê sua sugestão! 
 *Conceição Cinti - Advogada. Educadora. Especialista em dependentes de substâncias psicoativas. Com experiência de mais de 27 anos no tratamento de dependentes

2 comentários:

  1. Querida amiga blogueira,

    realmente suas palavras revelam a grande verdade da vida, a forma diferente de serem vistos aqueles que são iguais, contudo, em função de fatores menores, transformam-se em diferentes.
    Gente para mim é gente, todos iguais, todos importantes, todos únicos, todos especiais, todos com seus defeitos, todos com suas qualidades, nascem iguais, claro que em maternidades diferentes isso quanto sabem o que é isto, morrem de forma igual também, levando-se em conta que, podem ser enterrados em locais distintamente diferentes.
    O que iguala tudo e todos?
    O sangue que escorre do cordão da mãe ao nascer, e a terra, que é jogada em cima do caixão, igualzinha para os que podem ou não.
    Enfim, quem compreende isso antes, pode viver mais coerentemente neste mundo, dando e vivendo com mais dignidade, coisa que aliás, anda faltando a muitos.
    Quem sabe um dia, pessoas como você, e outros multiplicadores que eu tenho certeza existem neste mundo, possam mudar tudo isto???

    Abraço para você.

    Fábio Luís Stoer

    ResponderExcluir
  2. Gloria a Deus por essa visão, colocar Deus no tratamento realemte faz toda diferença...
    O que falta nessa geração é cuidar da vida espiritual.
    Abraço querida

    ResponderExcluir